quarta-feira, 27 de abril de 2011

POR NÓS MESMO O QUE TEMOS A OFERECER?




Romanos 11:36 Porque dele, e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém. Nada sem Deus, tem significado algum para a trajetória da nossa vida, a palavra nos da orientação com clareza. (João 15:5-b: Porque sem mim nada podeis fazer). Desde o princípio toda a criação é DELE, por ELE e para ELE, (João 1:3 e 4 - Todas as coisas foram feitas por, intermédio dele, e sem ele nada do que foi feito se fez). Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens;eu e você como parte da criação tão somente existimos porque ELE assim o permitiu, tudo que há em nós qualquer virtude, dom ou talento seja secular ou espiritual, juntamente com todas as coisas materiais que estão conosco já pertencem a JESUS, apenas foram concedidas a nós pelo seu amor e misericórdia.

Sendo assim a vida que vivemos o amor que há em nós, o perdão e a misericórdia que se manifesta, se há purificação, santidade, o louvor que sai de nossa boca, ou os dízimos e as ofertas depositadas no altar, etc... Tudo, absolutamente tudo é concessão DIVINA! Tendo ideais ou filosofias é porque o SENHOR deu-nos sabedoria para isso, se exercemos uma profissão, enfim toda invenção patenteada pelo homem, só é possível com o uso de materiais existentes já criados por DEUS. Sem a vontade do CRIADOR nada acontece e nada podemos fazer, tudo que levarmos à presença do SENHOR nossa vida, dinheiro, dons, etc... Nada estaremos entregando, estaremos apenas devolvendo o que já recebemos diretamente DELE! Não temos o que dar a ELE que ELE já não possua e que já não tenha nos concedido, já podemos dizer que o amamos porque ELE nos amou primeiro nos mostrando assim o verdadeiro e maior amor que existe, (I João 4:19 Nós amamos, porque ele nos amou primeiro); depois que conhecemos o mais puro e infinito amor é que adquirimos através DELE o dom de amar, sem nos preocupar se também as pessoas nos amam com a mesma intensidade que os amamos, amar é não esperar receber nada em troca. (1 Coríntios 13:1 Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que retine).

Deus nos deixou uma ordenança em sua palavra e feliz será se a aplicarmos em nossos dias. (Deuteronômio 30:16 - Porquanto te ordeno hoje que ames ao SENHOR teu Deus, que andes nos seus caminhos, e que guardes os seus mandamentos, e os seus estatutos, e os seus juízos, para que vivas, e te multipliques, e o SENHOR teu Deus te abençoe na terra a qual entras a possuir). Se tudo que há de bom em nós, tudo que temos e tudo que somos é por intermédio de JESUS CRISTO, de nós mesmo ou por nós mesmo não temos nada para oferecer, tudo que podemos fazer é nos arrepender, prostrar-nos e adorarmos, confessar e manifestar a nossa vontade, e até mesmo essa vontade faz parte de uma concessão dada aos homens que é o poder de escolha ou livre arbítrio, também vontade permissiva de Deus. Devemos particularmente declarar o nosso amor e manifestar a vontade de ser totalmente dependente de DEUS e ser grato por tudo que ELE tem feito em nossa vida e se estivermos propensos a pecar ou sendo tentados devemos ter força para abrir mão das nossas vontades e que a vontade DELE prevaleça.

Amado (a) amigo (a) leitor (a) se você quiser podemos proclamar juntos que JESUS CRISTO é o SENHOR e SALVADOR da nossa alma. (Filipenses 2:9 a 11 - Pelo que também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu o nome que é sobre todo nome; para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai). Se eu e você nos mantivermos quebrantados e diminuídos diante do TODO PODEROSO, tendo essa convicção de que nada somos por mérito próprio (João 15:5 - Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer), ou nada podemos fazer em nosso favor e que nada pode fazer o homem para salvar-se a si mesmo, certamente estaremos proporcionando ao nosso coração a dependência necessária para produzir verdadeiros frutos dignos de arrependimento. (Mateus 3:8 - Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento;).

DEUS O(A) ABENÇOE, até a próxima edição se DEUS o permitir.
Kety Rubel
- ketyrubel@hotmail.com

domingo, 24 de abril de 2011

EI VOCÊ AI... O MESTRE TE CHAMA!!!







MARCOS 10;49b- "TEM BOM ÂNIMO; LEVANTA-TE, QUE ELE TE CHAMA.”

Ele te chama com o objetivo de lhe despertar, abrir-lhe os olhos para Salvação, cura interior e libertação total.

A Bíblia diz que há três espécies de pessoas:

1. O Homem Natural - (aquele que ainda não recebeu a Cristo) (1 Coríntios 2:14) – “O homem que não tem o Espírito não aceita as coisas que vêm do Espírito de Deus, pois lhe são loucura; e não é capaz de entendê-las, porque elas são discernidas espiritualmente".

VIDA CONTROLADA PELO "EU" O "EU" no centro da vida.

CRISTO do lado de fora da vida. Ações e atitudes controladas pelo "EU”,resultando em discórdias e frustrações.

2. O Homem Espiritual - (aquele recebeu a Cristo e tem a sua vida dirigida pelo Espírito de Deus) (1 Coríntios 2:15,16). - "O homem espiritual discerne todas as coisas e ele de ninguém é discernido. Porque, quem conheceu a mente do Senhor, para que possa instruí-lo? Mas nós temos a mente de Cristo.”VIDA CONTROLADA POR CRISTO.

CRISTO no centro da vida. O "EU" fora do centro.

Ações a atitudes controladas por CRISTO, resultando em harmonia com o plano de Deus.

3. O Homem Carnal - (aquele que já recebeu a Cristo, mas vive em derrota, porque confia em seus próprios esforços para viver a vida cristã)(1 Coríntios 3:1-3) - "Irmãos, não lhes pude falar como a espirituais, mas como a carnais, como a crianças em Cristo. Dei-lhes leite e não alimento sólido, pois vocês não estavam em condições para isso. De fato, vocês ainda não estão em condições, porque ainda são carnais. Pois, visto que há inveja e divisão entre vocês, não estão sendo carnais e agindo como mundanos?

VIDA CONTROLADA PELO "EU"O "EU" entronizado.

CRISTO destronado.

Ações e atitudes controladas pelo "EU", resultando em discórdias e frustrações.

DEUS providenciou para nós uma VIDA Frutífera e Abundante.

Podemos ver no Homem Espiritual algumas características pessoais resultantes da sua confiança em Deus: É Cristocêntrico, dirigido pelo Espírito Santo, Conduz outros a Cristo, Possui vida efetiva de Oração, Conhece a Palavra de Deus, Confia em Deus eObedece a Deus com Amor, alegria, tem Paz, Paciência, Bondade, ,Fidelidade, Mansidão e Domínio próprio.

No Homem Carnal podemos ver algumas ou todas as características identificam o cristão que não confia plenamente em Deus: Ignorância de sua herança espiritual,Incredulidade, Desobediência, Perda do amor para com Deus e com os outros, Vida pobre de oração e Falta de desejo de estudar a Bíblia bem como Atitudes Legalistas. Pensamentos impuros, Ciúmes, Inveja, Preocupação,Desânimo, Espírito de Crítica, Frustração e Falta de Propósito na vida.

(1 João 3:6, 9) – Qualquer que permanece nele não peca; qualquer que peca não o viu nem o conheceu;

- Qualquer que é nascido de Deus não comete pecado; porque a sua semente permanece nele; e não pode pecar, porque é nascido de Deus.

(Efésios 5:5).- Porque bem sabeis isto: que nenhum devasso, ou impuro, ou avarento, o qual é idólatra, tem herança no reino de Cristo e de Deus. “ALGO PARA REFLETIRMOS JUNTOS”!

30/09/2009 - Kety Rubel

RENÚNCIA...





"O qual não cometeu pecado, nem dolo algum se achou em sua boca, pois ele, quando ultrajado, não revidava com ultraje, quando maltratado não fazia ameaças, mas entregava-se àquele que julga retamente." 1 Pedro 2.22-23

Na cruz do Calvário aconteceu a mais completa e inconcebível renúncia, cuja profundidade nunca conseguiremos sondar, pois foi quando os pecados de todas as pessoas de todos os tempos foram colocados sobre Jesus.

Isso não aconteceu teórica ou simbolicamente, mas foi terrível e assustadora realidade: o castigo por todos os nossos pecados foi colocado sobre Aquele que não tinha pecado. Justamente ali vemos Aquele que ficou sem direitos, que foi injustiçado, tornando-se a perfeita justiça de Deus por nós.

Que estranho mistério!

Mas aqui se desenham perspectivas ainda mais gloriosas: enquanto vemos admiradas as conseqüências da Sua renúncia e as bênçãos que abrangem o mundo todo, o Espírito Santo nos move a seguir o Cordeiro também nesse sentido.

Entenda, se o Senhor lhe diz: "Seja tu uma bênção", isso quer dizer: assuma a natureza da renúncia de Jesus a tal ponto de estar em condições de testificar:

"...como desconhecidos, e entretanto bem conhecidos; como se estivéssemos morrendo e contudo eis que vivemos; como castigados, porém não mortos; entristecidos, mas sempre alegres; pobres, mas enriquecendo a muitos; nada tendo, mas possuindo tudo." (II Corintios 6:9,10)

Podemos ver o AMOR de Jesus por nós, Ele que era justo, se fez injusto para que fossemos livres do pecado, levou sobre o madeiro todas as nossas transgressões.

(Mateus 10:38) - E quem não toma a sua cruz, e não segue após mim, não é digno de mim.

Sejamos dignos e vamos levar nossa cruz para obtermos parte das gloriosas promessas do Senhor.

O senhor é a força! Renovemos as nossas forças?





"Mas os que esperam no Senhor renovam as suas forças, sobem com asas como águias, correm e não se cansam, caminham e não se fatigarão." (Isaías 40.31)

Muitos suspiram: "O ano recém está na metade e já me sinto tão exausto!"

Na verdade, existem muitas pessoas cansadas. Mas quanto mais claro Jesus for nosso Primeiro e único alvo de vida, menos nos cansaremos em espírito.

O que é que sempre nos dá um enorme impulso para andarmos decididos no caminho de Deus? O alvo!

Quem não tem um alvo eterno se cansa da vida e das demais coisas.

Qual é o alvo mais elevado da sua vida? Seus negócios? Dinheiro? Sucesso?Amigos? Família? E depois Cristo?

Não é de admirar que Você sempre sinta necessidade de repouso!

Sua vontade está dividida porque está voltada para muitas coisas secundárias. Você é arrastado de um lado para outro pelas coisas passageiras.

É por isso que você não consegue mais ter em mente as coisas lá do alto, as coisas eternas.

Mas o que fazer? Resposta: Mude a direção do seu olhar!

Faça isso agora mesmo! Que seja o lema de sua vida:

(Salmo 28:8) - O SENHOR é a força do seu povo; também é a força salvadora do seu ungido.

(Salmo 81:10) - Eu sou o SENHOR teu Deus, que te tirei da terra do Egito; abre bem a tua boca, e a encherei.

(Apocalipse 1:8) - Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim, diz o Senhor, que é e que era, e que há de vir, o Todo-Poderoso.

Confiemos no Senhor e teremos as nossas forças renovadas.

09/07/2008 - Kety Rubel

http://www.correiodolago.com.br/coluna.php?id=91

Deus é maior que todos os nossos problemas!




"No mundo passais por aflições; mas tende bom ânimo, eu venci o mundo." João 16.33

Como poderemos experimentar o Senhor Jesus em nossas atuais situações em que nos encontramos, ele que é maior que todos os nossos temores, aflições e problemas insolúveis? Resposta: Falando com ele sobre todos esses assuntos!

Experimentaremos a Jesus como maior que tudo na medida em que contarmos tudo a ele. Eu também não posso resolver os meus problemas, mas posso contá-los a Jesus. E, dizendo tudo a ele, da maneira simples como uma criança, ele os toma num processo de troca, dando-me Sua alegria e Sua paz.

Você está em perigo? Então o diga a Jesus. Proceda da maneira como os discípulos outrora. Quando estavam com seu barco em alto-mar, e o Senhor Jesus havia adormecido pelo cansaço, de repente começou um temporal furioso. As ondas batiam contra o pequeno barco. Os discípulos se atemorizaram, perderam a esperança e disseram-no a Jesus! Então Ele se mostrou como aquele que é mais poderoso do que a tempestade. "Levantando-se, repreendeu os ventos e o mar."

Acredite só o Senhor pode livrar-nos de todos os anseios e temores. Diz o Senhor:

"Prossiga sempre olhando para frente e confie nos meus planos para tua vida, pois, são bem maiores que os teus!

29º Congresso Estadual do G.M.M. de 2010 - Foz do Iguaçu - PR.

sábado, 23 de abril de 2011

Quem temos conhecido?





"Disse-lhe Jesus:Filipe há tanto tempo estou convosco, e não me tens conhecido?" João 14.9

O conhecimento cada vez mais profundo do Senhor Jesus é de vital importância para cada filho de Deus. A Bíblia, quando fala desse conhecimento, não se refere a um conhecimento intelectual do Senhor Jesus, mas muito mais a um conhecimento espiritual.

O conhecimento espiritual do Senhor Jesus é transformado em nós em rios de água viva. O fruto glorioso do conhecimento de Jesus Cristo é você se tornar semelhante à Sua morte.

Uma palavra poderosa! Aquele que O conhece se torna disposto a se tornar semelhante à Sua morte, isto é, Sua morte na cruz.

Mas isso significa o fim das obras e dos apetites da carne! A concordância com a cruz sempre foi a maior luta contra a vontade da carne! Você luta e se esforça, mas, assim mesmo, não reconhece o Senhor crucificado, e, como conseqüência, não reconhece o mistério da cruz, o triunfo de Jesus.

Que era justo, se fez injusto para nós injustos nos tornarmos justos por intermédio DELE na cruz, pois ELE levou sobre o madeiro todas as nossas enfermidades, sarou todas as nossas feridas e nos remiu dos pecados.

Eis o momento de abrigar-se em JESUS...

DEUS LHE ABENÇÕE.


O QUE MEU NOME SIGNIFICA



Qual a origem do nome Gertrudes: GERMÂNICO

Qual o significado do nome Gertrudes: GUERREIRA.

Muito sério, e com grande honestidade no meio profissional, busca a perfeição em tudo e se aborrece quando as coisas não saem conforme o planejado.

Reflete muito antes de agir, e quando toma uma decisão é capaz de mergulhar de cabeça no que está fazendo e esquecer todo o resto à sua volta.

Se atrai por assuntos ligados a saúde, e se adaptaria muito bem ao trabalhar nessa área.

Sua impaciência, pode leva-lo a um estresse facilmente.

Qual a origem do nome Kety: IRLANDÊS

Qual o significado do nome Kety: VIVA, AGRESSIVA.

Independente, decidido e com um magnetismo invejável, é uma pessoa de muito poder.

Mas não é por isso se sente necessidade de viver anunciando suas qualidades.

Prefere a discrição, ficar quieto, observando e tomando suas próprias conclusões.

Preocupa-se muito pouco com a opinião alheia.

Tende a ser ciumento e possessivo, o que é um grande defeito.

Sua marca no mundo! Sensibilidade, Simpatia, Cooperação, Diplomacia e Receptividade



quarta-feira, 20 de abril de 2011

Você quer ser Curado Por DEUS? Então saiba como!!!



Verdadeiramente Ele tomou sobre Si as nossas enfermidades, e as nossas dores tomou sobre Si. Ele foi ferido pelas nossas transgressões e moído pelas nossas enfermidades e o castigo que nos trás a paz estava sobre Ele e pelas suas pisaduras fomos sarados. (Isaías 53:4 a 6)

DEUS quer curar a todo tempo, mas tem duas coisas que precisamos saber para se cumprir a vontade de Dele. A primeira coisa que precisamos saber é que é da vontade de Deus curar todas as pessoas, Ele não quer que estejamos doentes (Romanos 2:11 Porque, para com Deus não há acepção de pessoas); Se Deus pode curar uma pessoa, Ele pode curar todas. Deus ama todas as pessoas de igual modo. A Bíblia afirma que Deus ama a Seu Filho com a mesma intensidade com que nos ama. Precisamos crer! A grande questão está em saber como receber a cura divina. Crer é fé e é acreditar que se pode receber hoje a cura. (Hebreus 11:1 Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem). Se pensarmos que Deus vai curar amanhã ou talvez, um dia, podemos morrer esperando, sem receber a cura de Deus. Muitos têm uma fé falsa e esperam vir a ser curadas um dia, não entendendo que a cura é para hoje - para agora! A segunda coisa mais importante que precisamos saber: é que não existe impossível pra DEUS e o Senhor JESUS, o médico diz: Não é possível; Deus Diz: É possível e Eu quero curá-lo! Lembre-se de que quando não existia nada, Deus disse; HAJA! E todas as coisas passaram a existir! DEUS cura através da sua palavra (Salmo 107:20a Enviou a sua Palavra e os sarou). Eis o grande segredo da cura: quando a Palavra de Deus é semeada no nosso coração, e nós acreditarmos nela, então a Palavra vai produzir cura, pois a Palavra de Deus já esta plantada em nossos corações, a maneira de Deus curar é em primeiro lugar por termos plantado a Palavra de Dele todos os dias no nosso coração, onde com o tempo a Palavra vai crescendo em nós e vai trazer saúde total para toda a nossa vida. Não temos que entender, mas simplesmente acreditar nas promessas do Eterno Deus e deixar Ele agir (Salmos 37:5 Entrega o teu caminho ao SENHOR; confia nele, e ele o fará). A Palavra de Deus sempre produz aquilo que ela diz, mas precisamos entender que há diferentes formas de Deus curar. Há a cura Instantânea - a isto se chama um milagre. Há também, a Cura Progressiva – que se chama de cura divina. Milagre é quando Deus opera instantaneamente, nós não podemos provocar milagres, só Deus é que decide quando e em quem é que Ele vai fazer milagres. Quando semeamos uma semente, a semente não vai brotar imediatamente, não vai ter uma flor de repente, demorará algum tempo pra nascer, se nascesse instantaneamente isso seria um milagre. Já vi pessoas serem curadas, no momento da oração, instantaneamente; isso é milagre. Deus opera como Ele quer, só precisamos crer e aprender a receber a cura (Marcos 5:36b Não temas, crê somente). Para recebermos a cura divina devemos ouvir a Palavra de Deus e acreditar nela de coração não duvidando (Marcos 11:23c e não duvidar em seu coração, mas crer que se fará aquilo que diz, tudo o que disser lhe será feito). Quando alguém orar a Deus por nós, é só acreditar que o poder de Deus, que é o poder do Alto, vai entrar em nosso corpo e alma trazendo fé ao espírito. Nesse momento, Deus planta dentro de nós uma semente de cura divina, não precisamos sentir a cura, ou até mesmo ver algo sobrenatural; o segredo está em acreditar que recebemos a cura. (Romanos 10:17 De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus). Fé é acreditar que já está curado, quando ainda não se sente curado. (Hebreus 11:1 A fé é a certeza de que vamos receber as coisas que esperamos e a prova de que existem coisas que não podemos ver). Fé é acreditar é crer no impossível, se acreditamos, Deus vai honrar a nossa fé. Amigo (a) leitor (a) andemos juntos pela fé, acreditando nas promessas de Deus, não nos preocupando com o que estamos sentindo, nem sobre o que ouvimos, que não tem cura. (Lucas 1.37 Porque para Deus nada é impossível). Para Deus não existe impossível, porque a cura de Deus é completa, Ele nos diz: Tenha saúde e a unção da cura descerá sobre você, como um bálsamo onde experimentará a deliciosa presença do Todo Poderoso, através de Seu Espírito trazendo saúde (a cura) para seu corpo, sua alma (seus sentimentos) e sobre seu espírito (o perdão).

Deus o abençoe até a próxima edição se DEUS o permitir.


Kety Rubel

ketyrubel@hotmail.com

Partes extraídas do estudo de Wesley Simões

A PÁSCOA EM CRISTO É NOVA VIDA



14/04/2011 - Kety Rubel

Ref. Ex 12:3 - Gn 15: 13,14 - Jo 8:32-36 - Jo 3:16

Jesus é a nossa Páscoa. O termo "páscoa" deriva da palavra hebraica "pessah", que significa passar por cima, pular além da marca ou passar sobre (atravessar).

Quando Deus ordenou ao anjo destruidor que eliminasse todo primogênito na terra do Egito, a casa que tivesse o sinal do sangue do cordeiro não seria visitada pela morte (Êxodo 12:1-36).
Os judeus passaram então a celebrar a Páscoa (Pessah) comemorando a saída do Egito, a passagem para a liberdade.

A partir de Jesus, essa celebração foi substituída pela Ceia do Senhor, com o pão e o vinho, em Sua memória. Não mais para relembrarmos a saída do Egito, mas para estarmos sempre nos lembrando da liberdade que nEle há, da Sua morte e ressurreição. A passagem de uma vida, para uma vida vivida em "novidade de vida".

O Homem moderno, em suas muitas ocupações, tem se esquecido do profundo significado da festa da Páscoa. Até porque, a versão secular desta data é apenas comercial e não religiosa. Podemos lembrar dos significados que a páscoa tem dentro do contexto escriturístico.

A Páscoa significa libertação. A Páscoa surge como a festa que marcava o fim da opressão escravizadora de Faraó sobre o povo hebreu. A profecia a Abraão revelava que seus descendentes ficariam sob o domínio de uma terra estranha por 400 anos, mas que depois eles seriam libertados e sairiam com grande riqueza (cf. Gn 15: 13,14). E isto de fato ocorreu, mas não antes que esta festa fosse celebrada. E um pequeno detalhe, se esta festa era a festa da libertação, porque então ela foi celebrada antes da libertação propriamente dita? Porque Deus quis ensinar que o sacrifício expiatório, a fé e a nossa obediência precedem a plena libertação, afinal, Israel não estava sendo liberto apenas do Egito, mas também do Anjo da Morte. E isto implica que a libertação espiritual sempre precede a física. Se o sangue do cordeiro não fosse derramado e aspergido sob os umbrais da casa, o povo de Israel teria sido destruído pelo Anjo. A libertação da páscoa reveste-se, portanto, de um caráter interior, por mostrar a necessidade pessoal de libertação por meio da substituição. E um caráter prospectivo, porque profetizava a libertação antes dela acontecer e prenunciava a obra messiânica de Cristo.

Neste sentido, a Páscoa devia ser celebrado por nós com profunda reverência e festa, afinal, Cristo é a nossa Páscoa. Sua vida foi posta como cordeiro que sendo morto derramou seu sangue em favor de muitos. A nossa libertação espiritual plena foi conquistada por Cristo, a nossa Páscoa. João Batista chamou Jesus de "cordeiro de Deus" que tira o pecado do mundo (cf. Jo 1.29). O apóstolo Paulo disse que ele é a nossa páscoa (1Co 5:7), e Ele mesmo prometeu a libertação a todos quantos crerem nEle (cf. Jo 8:32-36 e Mt 11:28).

Aceitar o sacrifício de Jesus feito por nós como diz as Escrituras, é saborear da páscoa, e estar no caminho da liberdade espiritual. A Páscoa dos hebreus os libertou da escravidão, opressão, miséria e de seus pecados perante Deus. Esta libertação aponta para o começo de uma nova vida, liberta de todos os seus terrores e opressão.

Páscoa significa também salvação da Família. Observem que a promessa de Deus era que por meio do sacrifício de um cordeiro e cada casa era salva do destruidor. Faraó havia dito ao povo hebreu que eles podiam ir, mas sem os seus filhos (cf. Ex 10:8-11). A Páscoa nos desperta para o fato de que a obra de Jesus foi suficiente para conceder libertação também a nossa Família. O Senhor nesta ocasião quer te despertar para o compromisso que você, pai, mãe e filho, tem diante de Dele para com sua própria família.
Páscoa tem profundo significado para o cristão por representar a obra de Cristo para a nossa redenção. Séculos depois a páscoa cristã, um dia tornar-se-ia história na encarnação do Senhor. E a Páscoa hebraica era exatamente uma antecipação figurativa da obra de Jesus no calvário. Observemos agora algumas similaridades do cordeiro da Páscoa e de Cristo a nossa Páscoa.

1. A pureza

O cordeiro pascoal era separado no décimo dia de Abibe (abril) e examinado minuciosamente antes do seu sacrifício no dia 14 de Abibe, pois o cordeiro tinha que ser "... imaculado".
Quando Lucas registra a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém poucos dias antes da crucificação, o faz exatamente na hora em que o povo estava trazendo os seus cordeiros pascoais para serem examinados pelos sacerdotes. Segundo o autor de Hebreus 7: 26 Jesus tinha que ser declarado "... Santo, irrepreensível, imaculado, e inviolado pelos pecadores".

2. O exame dos sacerdotes

O cordeiro da Páscoa era submetido a um exame pelos sacerdotes que o julgavam, com base no exame de sua perfeição, apto para ser sacrificado. Quando lemos o relato de Mateus 22 do verso 15 ao 46, encontramos Jesus, o cordeiro de Deus, sendo examinado pelos herodianos, saduceus, escribas e fariseus e nenhum deles conseguiu achar nele nenhum defeito que o incriminasse e eles mesmo ficaram sem condições de responder-lhe nenhuma palavra (cf. Mt 22:46).

3. Exame feito pelas autoridades civis

Em Jo 18:12, 28, encontramos Jesus sendo preso e levado ao tribunal na casa de Caifás, e como era ocasião da páscoa, os judeus não podiam entrar no tribunal para não se contaminarem, pois se assim fizessem não poderiam comer da páscoa. Naquele momento também, os cordeiros pascoais estavam também sendo examinados.

E Caifás queria evidências para o entregar a Pilatos, mas não as encontrou; por isso, ao invés de apresentar ofensa, disse apenas que se Ele não fosse ofensor não seria entregue (cf. Jo 18.29). Pilatos por sua vez, após ter examinado Jesus, "... não achou nele crime algum..." (cf. Jo 19.4). E com estas palavras, o veredicto legal e civil estava dado e três vezes Pilatos declarou que Jesus era inocente (cf. Jo 18: 28; 19: 4, 6).

A lei dizia que o cordeiro teria que ser sem defeito algum, senão, ele não poderia ser sacrificado ao Senhor (cf. Dt 15:21). Jesus foi achado sem defeito diante de todos depois de profundo exame e só depois foi crucificado.

Tendo em vista que o sacrifício do cordeiro pascoal era suficiente para justificar os hebreus diante do destruidor, o sacrifício de Cristo também foi suficiente para justificar o homem diante de Deus contemplando a justiça divina.

Páscoa é a celebração da Nova Vida. A páscoa, como é comemorada pelo mundo, não nos traz qualquer beneficio, mas quando entendemos que nossa Páscoa é Cristo, então chega a hora de tiramos das reflexões e práticas correlatas, muitas importantes lições.

Primeiramente aprendemos que se Cristo é a nossa páscoa, não faz sentido a comemorarmos com ovos e nem coelhinhos, tampouco com sacrifico de animais, mas através do sacramento ordenado por nosso Senhor Jesus Cristo, a Ceia do Senhor.

"E disse-lhes: Desejei muito comer convosco esta páscoa, antes que padeça; porque vos digo que não a comerei mais até que ela se cumpra no reino de Deus e, tomando o cálice, e havendo dado graças, disse: Tomai-o, e reparti-o entre vós; porque vos digo que já não beberei do fruto da vide, até que venha o reino de Deus e, tomando o pão, e havendo dado graças, partiu-o, e deu aos seus amigos, dizendo: Isto é o meu corpo, que por vós é dado; fazei isto em memória de mim. Semelhantemente, tomou o cálice, depois da ceia, dizendo: Este cálice é o novo testamento no meu sangue, que é derramado por vós." (Lc 22: 15- 20).

Neste episódio, ocorrido pouco antes da prisão e morte de Jesus, Ele introduz naturalmente a Ceia como substituta da festa pascoal do Antigo Testamento. Se observarmos, esta evidente que o Senhor não terminou a refeição pascoal antes de instituir a Ceia, antes, a ceia está intimamente ligada à refeição pascal. O pão que era comido com o cordeiro na páscoa foi consagrado para um novo uso pelo Senhor e o terceiro cálice (cálice messiânico), que era chamado de cálice da bênção, foi usado como segundo elemento na ceia. Desta forma percebemos que a Páscoa vestiu-se de um novo significado na última ceia instituída por Jesus.

Ademais, os sacrifícios pascoais tinham significado simbólico e apontavam para Cristo que haveria de ser apresentado em sacrifício para envergonhar a morte. Quando este estava a ponto de ser morto e cumprir as escrituras e tudo aquilo que estes sacrifícios pascoais prenunciavam há séculos, houve a necessidade de mudar o símbolo e o tipo. Afinal, haveríamos de continuar comendo cordeiros? Haveríamos de comer a carne de Cristo sendo Ele nosso cordeiro pascoal? É claro que não.

Mas como então comemorar este ato memorável feito por Cristo senão através da festa que ele instituiu, a santa ceia. Aprendemos ainda que na ocasião da páscoa e da ceia, deveríamos meditar na tão grande novidade de vida que Cristo a nossa Páscoa nos proporcionou.

Jamais deveremos esquecer o significado da páscoa e que foi por isto que Jesus nos ensinou a Cear com a seguinte admoestação, "... fazei isto... em memória minha...".
A memória deste acontecimento nos permite gozar da certeza da libertação do pecado, da morte e da miséria interior na qual estávamos condenados a aceitar, e nos permite olhar para o futuro com esperança, já que cada vez que ceamos "anunciamos a vida, morte, ressurreição e ascensão do Senhor até que ele venha". (I Co 11.26).

A nossa celebração da ceia pascal de Cristo, tão como foi a primeira celebração da páscoa pelos Hebreus, prenuncia que Cristo é a passagem da velha vida para uma nova vida. Hoje em Cristo, estamos comemorando, anunciando e proclamando que ele virá estabelecer definitivamente o seu Reino, e até lá, nós como igreja peregrina participamos com a ajuda do Espírito Santo da "transformação dos reinos deste mundo no Reino de nosso Senhor Jesus Cristo".

DEUS te Abençoe até a próxima edição. ketyrubel@hotmail.com

Texto retirado do site www.iemaanaim.com.br


EIS O CORDEIRO DE DEUS!!!





19/04/2011 - Kety Rubel

"Porque, de fato foi crucificado em fraqueza, contudo vive pelo poder de Deus." II Coríntios 13.4

JESUS é chamado Cordeiro de Deus a fim de nos desvendar a natureza da Sua vitória.

Pois a vitória de Jesus é a vitória do Cordeiro.

Ele a conquistou excluindo qualquer esforço humano, pois Ele "foi crucificado em fraqueza".

Por isso é tão poderosa a exclamação de João Batista:

"Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!" (João 1.29b).

O mais fraco realizou o feito mais grandioso! O quanto Jesus já estava fraco vemos quando caiu sob o peso da cruz. Mas quando estava dependurado nela, começou a maior revelação de poder de todos os tempos diante do mundo invisível, espantado e trêmulo: o Cordeiro de Deus carregou o pecado do mundo (O meu e o teu pecado).

Que força tão grande capacitou o Cordeiro fraco a carregar o pecado do mundo inteiro?

Eis aqui a resposta: O AMOR de Deus pelo mundo todo estava por trás.

Não está escrito: ‘Eis o Cordeiro’, mas: "Eis o Cordeiro de Deus".

O Cordeiro é capacitado pelo poder do amor de Deus a consumar o que tem valor eterno, tirar o pecado e a culpa de todos os homens.

E aquela pessoa que, agora, segue o Cordeiro, experimenta exatamente a mesma coisa,

na maior fraqueza consegue realizar o que é mais difícil. Como a palavra nos diz adquirindo o maior significado. “... o poder se aperfeiçoa na fraqueza". II coríntios 12.9b

E não para por aqui, olha só a revelação para a eternidade a aquele que permanecer até o fim no centro da vontade de Deus.

O último livro da Bíblia, em Apocalipse, nos revela a glória do Cordeiro.

Ali vemos a posição do Cordeiro diante de Deus. Apocalipse 7.9-10 - "Depois destas cousas vi, e eis grande multidão que ninguém podia enumerar, de todas as nações, tribos, povos e línguas, em pé diante do trono e diante do Cordeiro."

“... e clamavam em grande voz, dizendo: Ao nosso Deus que se assenta no trono, e ao Cordeiro, pertence a salvação." e Apocalipse 22.1 - "Então me mostrou o rio da água da vida, brilhante como cristal, que sai do trono de Deus e do Cordeiro."

Logo em seguida o Cordeiro é revelado como o centro da glória de Deus, e isto é por toda a eternidade. A vida eterna jamais existirá sem o Cordeiro de Deus:

Apocalipse 22.27 - "Nela nunca jamais penetrará cousa alguma contaminada, nem o que pratica abominação e mentira, mas somente os inscritos no livro da vida do Cordeiro."

Deus deu ao Cordeiro(JESUS) o registro dos salvos. E somente aquele que recebeu a natureza do Cordeiro no renascimento poderá um dia ver o Cordeiro:

1 João 3.2 - "Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não é manifestado o que havemos de ser. Sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele, porque havemos de vê-lo como ele é."

Tão gloriosa, mas também absolutamente séria é a mensagem do Cordeiro(JESUS)!


Deus o abençoe até a próxima edição se DEUS o permitir.


Kety Rubel

ketyrubel@hotmail.com